//
você está lendo...
discoteca básica, música

Discografia Básica – Beck

 

Em 1996, então com 15/16 anos ouvi pela primeira vez uma música cuja melodia grudou na minha cabeça durante boa parte do tempo. Se eu não me engano ouvi na MTV no falecido programa do Fábio Massari, Lado B (ou era o Mundo Massari?), realmente não lembro nem se foi nesse programa mesmo, já faz tanto tempo, mas enfin. O fato é que a música não desgrudava nem a pau da minha cabeça e maldita hora que não me interessei em parar para prestar atenção no nome do artista responsável pela obra. Apesar desse vacilo eu me lembrava da capa do CD mas não lembrava o nome do album. E cá pra nós, eu não iria em uma loja de CDs pra perguntar se o cara sabia me informar qual era o nome da banda ou do artista que tinha um cd que a capa era assim, assim e assado. Naquela época os vendedores das lojas de Cds não eram tão bem informados do assunto ( e hoje são? LOL ), estavam ali somente pra decorar onde guardavam as coisas que chegavam e se você pergutasse algo a mais… fodeu.

Então estava eu, fodido e curioso em saber quem era o maldito responsável por aquela música que demorou pra sair da minha célebro (Não, eu não iria mandar um e-mail pra MTV e muito menos ligar pra lá pra saber, foda-se essa idéia). Até que um dia estava andando pelo Shopping e ouvi dentro de uma loja a maldita música. Não tive dúvidas, entrei e logo fui abordado por um vendedor. Coitado dele, não ganharia a comissão desejada, estava liso e só queria saber mesmo nome da música que estava tocando e seu responsável. O vendedor com cara de poucos amigos me levou até a gerente pra ela me mostrar a capa do CD, e era ele mesmo. Putz, sem querer achei a porra do CD. A gerente me disse que era um CD do irmão dela que ele tinha deixado no carro e que ela como tinha gostado da música resolveu trazê-lo para a loja pra curtir um pouco (bendito irmão com problemas de esquecimento).

Peguei o nome do album e corri para a loja de cds mais próxima. Chegando lá perguntei ao vendedor:

– Opa, Você tem o CD Odelay, do Beck?

-Hã?

– Beck é o nome do artista, Odelay é o nome do CD. Vc tem ele aí?

– Não conheço. Qual o estilo musical?

Explicar estilo musical de Beck?! O.o fodeu…

– Cara, vcs devem colocá-lo em pop-rock internacional. Num tem muito estilo musical, é uma misturada do caralho.

Então fomos em busca e resumindo a história depois de rodar 3 lojas de Cds com o mesmo papo encontrei o maldito Odelay que custava R$25,00 na época. CARO PRA CARAAAALHO!!! Me fodi, fiquei 25 reais mais pobre mas voltei pra casa com o CD em mãos pra securar até que Beck ficasse rouco.

E é por essas e outras que hoje, BECK é o artista que não pode faltar na sua prateleira. Mas quem é Beck?

Beck é esse cara aí embaixo.

Beck, sou eu.

Odelay é o quinto album de estúdio e com foi ele que Beck explodiu realmente para o mundo. O album vendeu mais de 2 milhões de cópias somente nos EUA e foi o primeiro album dele que chegou, vamos dizer, às paradas de sucesso britânica. A capa do álbum é a foto de um cachorro da raça Komondor saltando um obstáculo em alguma competição ou whatever… Foi o próprio Beck quem escolheu a foto. A música que tanto me queimou os neurônios é a que abre o disco, chama-se Devils Haircut e pra mim é uma obra prima.

Beck é um camaleão da música moderna. Suas canções não podem ser muito bem, vamos dizer, rotuladas. O máximo que conseguem é dizer que ele faz pop-rock, mas ouvindo bem os seus albums você pode perceber que isso é apenas uma estratégia para poder colocá-lo perto de outros artistas nas lojinhas de CD ou na hora de entregar algum Grammy. Eu falei que Odelay ganhou um de Album do ano? Pois é.

Beck é influenciado por vários e vários estilos musicais e isso pode ser notado em suas músicas percorrendo toda a sua extensa discografia de até o momento 10 albums. O cara gastou a energia que podia para acompanhar a vida musical de Los Angeles e também entupiu o ouvido com música latina. Inclusive Beck é um dos poucos artistas gringos que quando fala de música latina (e também a brasileira) ele não para somente nas mesmices ou cometa alguma gafe bizonha. Nas suas músicas você pode encontrar elementos do Hip Hop, Rock, Música Latina, Eletrônica, vários samplers… é realmente uma tremenda salada musical.

Depois da salada de frutas que foi sua carreira até o momento em 1998 ele volta a atacar com seu mais novo album entitulado; Mutations. Para a surpresa geral do mundo da música Beck aparece com um álbum acústico por assim dizer. Completamente diferente de tudo o que ele já havia mostrado pro mundo. Um album com músicas lentas, mas sempre com as mesmas letras inteligentes e recheadas de ironias. Mais uma vez ele botou pra foder de alguma maneira e Mutations é um álbum que começa e acaba e se você colocá-lo novamente pra tocar não vai fazer questão alguma de pular uma música para chegar em outra. Vai querer escutá-lo na íntegra novamente.

Resumindo o assunto desse post

Beck é um dos artistas que você não pode deixar de ter na sua prateleira/hd/ipods/mp3. Segue abaixo a referência da sua obra e uns 2 vídeos pra você que não conhece ouvir um pouquinho da obra desse cara.

 

Mellow Gold - 1994

 

Stereopathetic Soulmanure - 1994

 

One Foot In The Grave - 1994

 

Obra Prima

Odelay - 1996

 

Mutations - 1998

 

Midnite Vultures - 1999

 

Sea Change - 2002

Modern Guilt - 2008

 

Guero - 2005

The Information - 2006

Pra galera que ainda não conhece bem a obra do cara fiquem com Loser e Devils Haircut ( a música que não queria sair da minha cabeça)

LOSER – Mellow Gold

Devils Haircut – Odelay ( Até hoje quando escuto fico com ela grudada )

Bem, é isso aí galera falei só um pouquinho sobre o cara afinal de contas ele tem 10 albums e eu não iria escrever e detalhar um por um. Bom carnaval a todos com uma boa música. Beck na cabeça🙂

Se beber, não dirija e se dirigir… espero que você se foda sozinho e não cause problemas a inocentes que não tem nada a ver com a sua irresponsabilidade seu escroto do caralho.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

