//
você está lendo...
seriados

The X-Fringes

Já faz algum tempo que queria escrever sobre isso mas sempre deixava pra outro dia, outra hora… Sempre seguindo o ditado mais que certo do “Não deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã” e com o tempo já se foram 3 temporadas de FRINGE. Antes de mais nada gostaria de dizer que acho essa série muito foda. Gosto mesmo de acompanhar os casos bizarros da dupla Bishop e sua dama de ferro Olivia Dunham.

Quando acompanhei o primeiro episódio de FRINGE a primeira coisa que me veio à mente foi… Arquivo X

A segunda?

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Não tem como não comparar. É incrível a semelhança entre as duas séries e mesmo que J. J. Abrams, Alex Kurtzman e Robert Orci jurem de pés juntos que queriam fazer uma homenagem a Arquivo X ou que nunca tiveram intenção de ser igual ou que tudo não passa de pura coicidência, ou que eles foram obrigados a fazer a série sob tortura… Não me convenceriam. Dizem inclusive que a série é uma mistura de Arquivo X com Twilight Zone (outro marco dos seriados dos anos 60 com remakes nos anos 80 e 00), porém o fato é que FRINGE acumula uma fama que já fez sucesso nos anos 90 com uma fórmula bastante parecida, o FBI investigando casos bizarros + Conspiração do Governo.

Isso em nada vai tirar o brilho de FRINGE que pra mim é na atualidade umas das melhores séries de ficção científica. Mas lendo alguns comentários na internet sobre a comparação entre FRINGE e Arquivo X fiquei um tanto quanto decepcionado ao ler o cúmulo dos comentários absurdos quando alguém com problemas mentais teve a capacidade intelectual de dizer que X-Files é que era parecido. Uma criatura dessas nunca nem colocou o olho nos nossos heróis Mulder e Scully para conseguir escrever tamanha asneira. Isso é apenas fruto da geração torrent. É uma pena que um guri desses (só me vem à cabeça que trata-se de um guri que nunca ouviu falar em Arquivo X) não tenha tido contado com a obra de Chris Carter.

Dá uma olhada nas duas aberturas.

 

Primeiro vejam FRINGE

 

Agora Arquivo X

*Nota sobre o vídeo: Infelizmente não consegui encontrar a abertura do Arquivo X na internet. Já tentei de tudo e a única que encontrei foi essa daí que o cara filmou da TV dele. Inclusive nos créditos do vídeo no youtube ele fala que também passou pelo mesmo problema e por isso resolveu gravar isso daí. Não me perguntem o idioma das legendas😛

Até a mãozinhaaaaaaaaaaaa! Claro que podemos guardar as proporções do 3D e dos efeitos atuais para com os usados nos anos 90. Mas PQP é uma chupação estilo chupa cabra matando animais e atacando pessoas em uma fazenda ao norte dos Estados Unidos que acaba em um caso que Mulder já havia estudado nos anos 30 e que voltava a se repetir anos depois com a mesma sequência de vítimas tudo isso sem ponto ou vírgula para você perder o fôlego enquanto lê isso em voz alta para alguém ao seu lado.

 

Até ela aparece nos créditos🙂

Sem dúvida alguma The X-Files foi/é um marco no quesito ficção e deve ser visto por todas as pessoas que gostam do gênero. Mesmo que ao invés de um iPhone, Mulder atenda suas ligações em um tijolo e Scully ao invés do Office 2010 prefira usar uma tela de fundo preto e letras verdes para escrever seus relatórios. E isso é apenas mais uma coisa legal de se ver na série. A cada temporada você vai percebendo o avanço da tecnologia ao nosso redor. O nascimento da internet, o sistema operacional que agora usa mouse, o celular que vai diminuindo de expessura e tamanho, etc.

Ainda há esperança garotada, acordem. Peçam para seus pais comprarem os DVDs, aluguem, baixem no torrent, peçam emprestado… Mas não deixem de ver Arquivo X. Aí depois de alguns anos façam como eu e revejam todas as 9 temporadas da série.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: