//
você está lendo...
blog, games, nerdisse, tecnologia

Você sabe o que significa os ícones dos botões do Playstation?

Se você é adebto dos games há algum tempo, então muito provavelmente presenciou uma gigantesca mudança nos designers dos controles AKA Joysticks das plataformas. Já apareceu controle de tudo quanto é tipo e tamanho. Controle de 1 botão, 2 botões, 6 botões, botões pra caralho, etc. E é justamente sobre os botões que vou falar agora. Não sobre todos os botões, mas sobre a “idéia” da SONY em colocar símbolos ao invés das tão conhecidas letras em seus botões.

No início dos tempos não tinha isso de letrinha ou corzinha. Era somente o/os botoão/ões. Ou o controle tinha o botão vermelho, ou tinha ele amarelo (se alguém lembrar de mais alguma cor que colocavam nos botões pode falar aí, eu não me lembro de outra). E as funções eram bastante complexas. Se o personagem do jogo só atirava não tinha mistério. Tanto o botão de cima, quanto o de baixo faziam a mesma função. E qual era ela? Atirar, lógico. E se o jogo fosse ainda mais complexo, onde seu bonequinho além de atirar ainda pulava? Provavelmente o botão de cima atirava e o de baixo pulava. Pronto, nada mais do que isso. Pra você que não tem idéia do que estou falando, o controle era mais ou menos assim ó:

Eu tinha um iguaaaal a esse

Não se enganem. Esses dois botões que você vê nesse joystick na grande maioria dos jogos só serviam para uma única ação. Se ele fosse substituído por um desse:

Complexidade na hora de jogar

Também não faria muita diferença.

Mas aí, o tempo foi passando, a tecnologia avançando frenéticamente e os games, claro, acompanhando o ritmo sem perder o fôlego. Assim como a complexidade dos enredos, a evolução do hardware e o desempenho gráfico, a jogabilidade também precisou ser reinventada. O que antes era comandado apenas por um simples botão, agora precisava ter a ajuda de mais uns 2 ou 3. Os joysticks foram evoluindo juntamente com seus videogames. E a cada evolução mais e mais coisas foram sendo implementadas até chegarem aos dias de hoje. E aqueles botões que antigamente eram apenas botões, agora precisavam ser batizados de alguma maneira, pois os jogos além de várias funcionalidades, agora utilizavam combos.

Mas vamos finalmente aos finalmentes :)

Depois de toda essa evolução dos games e seus controles. Os botõeszinhos agora tinham nome para que a gente identificasse a ação de cada um deles e também seus combos, ótimo. Então mais do que normal você ir nas opções dos jogos para olhar a lista de comandos e encontrar lá algo como:

PÓ DE DIAMANTE: -> + A, B, C + <-

Beleza de creuza. Agora você já sabia usar um combo para alguma habilidade especial.

Só que em Dezembro de 1994 (Isso mesmo, você está ficando velho) a SONY lançava no mercado o seu console de nome Playstation, o famoso PS. Com a grande novidade no mercado o que chamava a atenção era que a SONY ao invés de entrar com um controle padrão com o famoso esquema das letrinhas A, B, C, D… ela agora aparecia com formas geométricas. As ações dos jogos agora eram determinadas pelos agora famosos: Ícones do Controle do Playstation.

Mas você sabe de onde diabos isso veio? Qual a idéia em substituir as letras por figuras geométricas?

Tudo começou quando um cara chamado Teiyu Goto teve uma brilhante idéia de simplificar as coisas O.o

“Teiyu Quem?”

Goto!

Esse cara é simplesmente o principal BOSS Designer do Playstation, seja ele o original, o PS2 ou o PS3. É mais ou menos assim: Quando você está em um ambiente e ele aparece, uma voz do servidor solta um “GODLIKE” e aí você pensa:  “Queria ser esse cara!”

Segundo Goto o que ele queria era mesmo simplificar as coisas na hora em que surgiu a idéia. Enquanto outras companhias de games fincavam bandeira nas famosas letrinhas e/ou botões coloridos ele diz ter pensado em alguma coisa simples a ser lembrada. E foi aí que ele teve a idéia de colocar as formas geométricas coloridas no console.  Mas não qualquer forma geométrica, ninguém gostaria de ter um dodecágono no botão. E aí ele veio com a idéia do triângulo, círculo, quadrado e bola. Quer coisa mais básica do que isso?

Mas e os significados dessas formas?


Triâgulo = Ponto de Vista // Ele o colocou na parte de cima do controle para representar  a cabeça, ou a direção do crescimento. É o famoso “Pra frente Brasil!” e o fez verde.

Quadrado = Pedaço de papel // Representa menus ou documentos. Então o colocou rosa.

Círculo = SIM // No Japão o círculo quer dizer: SIM

Xis = NÃO // No Japão o X quer dizer: NÃO

Goto ainda diz que as pessoas pensavam que essas cores e formas surgiram aleatóriamente, mas ele bateu o pé afirmando que suas escolhas e disposições no controle tinham SIM um significado e era aquilo que ele queria.

Então é mais ou menos isso aí. Você que ficava curioso em saber o motivo do Playstation não usar as tradicionais letras nos controles e também achava que aquilo era apenas invenção sem sentido, agora sabe que tudo saiu da mente de um cara e que tem todo um significado. Não vai dizer que isso tudo mudou a sua vida?

Se quiser ler uma reportagem com o Tio Goto onde ele fala sobre os controles do PS e também algumas coisitas mais, clica AQUI Sim, está em inglês.

About these ads

Discussion

One thought on “Você sabe o que significa os ícones dos botões do Playstation?

  1. não entendi nada

    Posted by gabriela | January 23, 2012, 12:11 pm

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: